Legalização Anatel

radiocomunicação é um serviço regulamentado pela Anatel. Um sistema de radiocomunicação precisa passar pelo crivo desta Autarquia Federal para funcionar. Acontece que, a inobservância aos dispositivos da Anatel pode acarretar em multas para as empresas que não cumprem com a regulamentação (mesmo que licenciadas) ou que utilizam o sistema de radiocomunicação de maneira clandestina.

No Brasil, infelizmente muitas empresas desconhecem, ou dizem desconhecer que a radiocomunicação é uma atividade regulamentada pela Anatel. E com isso passam despercebidas pelas exigências que a agência faz para a concessão do serviço.

Anatel e as sanções ao serviço clandestino de radiocomunicação.

De acordo com a Lei Nº 9.472/1997 (Artigo 184, Parágrafo único), todo e qualquer sistema de radiocomunicação deverá estar  acompanhado de suas respectivas licenças de funcionamento expedidas pela Anatel, sendo consideradas clandestinas as atividades de redes de radio comunicação desenvolvidas sem a concessão, permissão ou autorização do serviço, com exceção dos rádios de 0,5 watts, como Talk About e Motorola DTR620.

A concessão do serviço de radiocomunicação é uma etapa muito importante dentro das empresas e, se feita corretamente no momento da implantação assegura a tranquilidade e a continuidade do serviço de radiocomunicação, sem riscos de interrupção ou ameaças ao seu funcionamento.

Manter o projeto de radiocomunicação atualizado é um dever do permissionário do serviço limitado privado e é a única maneira de utilizar o sistema radiocomunicação com segurança e tranquilidade.

Licenciamento Anatel para Sistemas de Radiocomunicação

Licenciar um sistema de radiocomunicação exige atenção com muitos detalhes. Não é simples como contratar um despachante para licenciar um veículo?!

O trabalho começa em identificar qual a necessidade que o sistema deverá comportar. Existem 2 tipos de aplicação utilizadas pela maioria das empresas: voz e dados.

Uma vez identificada a necessidade, passamos as outras características do sistema, como área de abrangência, quantidade de usuários, topologia de rede, entre outras.

Sendo assim, ficamos á disposição para maiores informações e fornecer assessoria na transição do sistema analógico para digital.

 

 

 

Solicite seu orçamento através do formulário abaixo:




Contato

Solicite seu orçamento através do formulário abaixo: